top of page

Destaque para a plataforma "Cidade das Mulheres" na Revista AzMina

Originalmente publicado na Revista AzMina

Novo projeto quer unir candidatas de todo o Brasil sob uma bandeira feminista

Iniciativa Cidade das Mulheres propõe um programa feminista comum, independente de partidos, para renovar a política brasileira

publicado 05/04/2016 por HELENA BERTHO

“Queremos uma nova política, com novos rostos, com participação feminina e baseada nas mobilizações que protagonizamos nas ruas e nas redes. Vamos juntas construir a cidade das mulheres”! Com um manifesto que se encerra neste grito, o projeto Cidade das Mulheres foi lançado hoje com a proposta de levar para a política a força do movimento feminista que tem sido visto na internet e nas ruas nos últimos anos.

Criado pelas mulheres do Coletivo Juntas – um coletivo feminista nacional -, o projeto não é ligado a partidos e propõe a criação de um programa unificado ao qual candidatas de todo o país possam aderir. “Em ano eleitoral, os temas do feminismo, que já estão presente em outras áreas da sociedade, devem chegar à política, um espaço dominado por homens ainda. Tanto em pautas que dizem respeito a políticas para mulheres, quanto em representatividade”, explica Sâmia Bonfim, uma das criadoras do Cidade das Mulheres.

Qualquer mulher, grupo de mulheres ou organização pode enviar sugestões de pautas para a plataforma política, que será construída de maneira colaborativa. Acontecerão também encontros presenciais para discutir essas pautas. O programa ficará disponível online e candidatas às eleições municipais, que se identifiquem com ele, poderão aderir e começar a renovar a política brasileira.

“Diante da crise política que estamos vivendo, as mulheres podem ser parte importante para pensar novas formas de fazer o governo”, afirma Sâmia.

Para ela, o projeto incentiva a mudança ao estimular mulheres a ocuparem espaços na política e também ao propor temas comumente negligenciados.

As criadoras do Cidade das Mulheres estão em contato com candidatas em todo o Brasil e já têm adesão em seis cidades, entre elas Belo Horizonte e Porto Alegre. Mas querem chegar a bem mais e vão continuar abordando candidatas.

SOBRE A AUTORA: HELENA BERTHO

Helena é jornalista formada pela USP e com pós-graduação em roteiro pela FAAP. Como jornalista, já escreveu para as revistas Sou Mais Eu, Veja São Paulo, Minha Casa e Super Interessante, além dos sites M de Mulher, Casa.com e Crescer. Foi escrevendo para mulheres e falando de dietas que começou a se frustrar com o jornalismo e decidiu buscar outro caminho, onde pudesse passar suas mensagens. Uniu sua paixão por séries com essa vontade e tornou-se roteirista, área na qual atua hoje, escrevendo institucionais e também sua série própria – que, obviamente, tem uma protagonista forte e guerreira. Além de trabalhar, Helena faz dança do ventre e enche as redes sociais com fotos do seu gato Darth Vader e não perde uma oportunidade de falar algo indiscreto e constranger todos à sua volta.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page